Voltar ao Índice de Notícias

Dona Jane tombou

09/05/2011

É isso. Dona Jane, desfalecida, se quedou. Para quem não sabe, ela é a responsável pelo abrigo de animais abandonados Chácara dos Meus Amores em Santo Amaro, São Paulo.

As calúnias das quais foi vítima, o abandono da carreira artística para ficar com os bichos, o isolamento quase que total do mundo exterior, as investidas covardes dos inimigos da proteção aos animais, a indiferença da sociedade, a ingratidão de muitas pessoas, o sensacionalismo de parte da imprensa, a insensibilidade dos governos para com a causa animal, as lutas diárias, a falta de ração, a dificuldade para a obtenção de atendimento veterinário e medicamentos gratuitos, os “pilantrópicos” e os fofoqueiros de plantão, enfim, nunca nenhuma destas pragas havia atingido a Dona Jane de forma certeira a ponto de colocá-la fora de combate. Houve sim, há anos, a cirurgia na coluna, mas tudo foi programado, pré-estabelecido. Desta vez o golpe foi repentino e muito forte. Agora, passados tantos e tantos anos, parece que todos os males foram capazes de se concentrarem numa única bala: um AVC.

Dona Jane há alguns dias foi encontrada pela manhã caída na sua chácara, desmaiada. Ao seu lado, dezenas de cachorros deitados. Numa das mãos, uma lanterna (indício que o desmaio ocorrera na noite ou madrugada). Na outra mão, a panelinha que ela usa para colocar ração para os cães.

Dona Jane está na UTI do Hospital Presidente, no Tucuruvi, São Paulo. Não consegue falar, perdeu os movimentos de um dos lados do rosto e também do corpo.

Não se sabe se ela retornará a ativa. Eu creio que sim. Mas fica conosco aquela preocupação constante de que, com ela, centenas de cães sem dono não tombem definitivamente. Afinal ela é e sempre será o grande amor deles. E vice e versa.

 




Voltar ao Índice de Notícias