Voltar ao Índice de Notícias

Sobre o Prof. Mateus Sugizaki

09/04/2014
Estava aguardando a chegada do pertinente e-mail para então poder falar sobre tão delicado assunto.
Hoje pela manhã recebi ligação do advogado Giuseppe Fagotti, auditor do Tribunal de Justiça da Federação Paul
ista de Judô, me avisando que acabara de ler no site da FPJ a notícia do falecimento do prof. Mateus Sugizaki. Um pouco mais tarde, a notícia estava no site da CBJ.
Como de costume nestes casos, conferi os sites pertinentes. A seguir, telefonei ao prof. Chico e perguntei sobre velório e enterro, e o mesmo me disse estar aguardando notícias sobre o local, pois o que estava previsto era que família iria fazer uma breve cerimônia em Botucatu e o sepultamento ocorreria em Avaré. Ele me perguntou se eu iria e fiquei de confirmar.
Conversei via fone com o prof. Mário Chibana, e o mesmo disse que entrou em contato com o Alexandre Sugizaki, filho do prof. Mateus, e que ainda não se sabia nada sobre velório e enterro, mas que poderíamos ir juntos.
Telefonei ao prof. Argeu, delegado da FPJ na região de Botucatu, e o mesmo disse que o prof. Mateus havia falecido e que a família do mesmo logo divulgaria informações sobre os funerais.
Então, divulguei a notícia que estava no site da FPJ no meu site e no meu facebook.
Mais tarde, verifiquei que a notícia fora retirada do site da FPJ e da CBJ. Telefonei ao prof. Alessandro e o mesmo me disse que a situação era irreversível e que a família já estava providenciando os funerais, mas que oficialmente o prof. Matheus não havia ainda falecido, pois aguardavam a chegada de um familiar. Telefonei ao prof. Chico e ele me disse que havia falado com a Dona Clara por telefone e que a mesma disse que apenas aguardavam a chegada de um familiar pois não havia mais nada a ser feito.
Abaixo, transcrevo e-mail que foi enviado hoje pela manhã ao prof. Chibana pelo filho do prof. Mateus pouco antes do meio-dia:

To: mariochib@hotmail.com
From: notification+zj4oca92s4a6@facebookmail.com
Subject: Nova mensagem de Alexandre Ryuzo Sugizaki...

Naum ja naum tem agora estamos providenciando o velório mesmo

9 de abril de 2014 11:44...”

Permito-me fazer a defesa da FPJ neste triste episódio:
1 - Não se providencia velório para quem está vivo;
2 - A FPJ em seu site já divulgou inúmeras vezes o falecimento de pessoas do judô e para tanto nunca se fez necessário o envio de um atestado de óbito para a publicação ocorrer.
3 - Ficou evidente neste caso que a emoção e o momento extremamente doloroso são fatores que contribuíram para o desencontro de informações, inclusive por escrito;
Lamento o ocorrido e sinceramente do fundo do meu coração espero (como todos nós do judô) que a notícia do falecimento oficial do prof. Mateus não chegue nunca e que eu realmente tenha divulgado uma informação errada.
Obrigado.
José Jantália




Voltar ao Índice de Notícias