Voltar ao Índice de Notícias

Aurélio presta homenagem a José Roberto Guimarães, técnico da Seleção Brasileira de Volei

15/10/2010

 

Dentro de 10 dias, Zé Roberto Guimarães e sua equipe vão enfrentar o Mundial do Japão

 

O técnico da seleção brasileira de voleibol feminino, José Roberto Guimarães, 56, recebeu o Título de Cidadão Paulistano da Câmara Municipal de São Paulo, em solenidade nesta sexta-feira (08/10). O autor da proposta é o vereador Aurélio Miguel (PR).

 

“É uma honra muito grande para mim que representei São Paulo em campeonatos brasileiros e universitários várias vezes”, ressalta o homenageado, também técnico do time feminino de vôlei do Fenerbahce, da Turquia.

 

Natural de Quintana (SP), Zé Roberto foi jogador de vôlei nos anos 70 e início de 80, tendo, inclusive, atuado na Itália, pelo Marcolin. Defendeu a nossa seleção masculina nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976. Em 1988, foi assistente-técnico de Bebeto de Freitas. Entre 1989 e 1991, treinou equipes femininas. É formado em Educação Física.

 

Como técnico da seleção masculina de vôlei, conquistou o ouro olímpico em Barcelona (1992), à frente de um time formado por craques como Tande, Marcelo Negrão e Giovane. Experiência repetida nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, à frente da seleção feminina.

 

“O importante é acreditar nos nossos sonhos. Treinei muito, me dediquei muito pra realizar o meu sonho. Para quem tem essa determinação de deixar várias coisas pra tornar os sonhos realidade, tudo é possível”, finaliza Zé Roberto.

 

Em 1996, o destino de Zé Roberto encontrou um novo desafio: foi responder pela gerência de futebol do Corinthians. Em 2000, voltou ao voleibol no comando do time feminino do Osasco, que sagrou-se vencedor de títulos em níveis estadual, nacional e internacional, além de três títulos da Superliga Nacional.

 

O vereador Aurélio Miguel festejou o cidadão, o esportista e o chefe de família Zé Roberto. “O Zé Roberto foi atleta olímpico, disputou diversas seleções brasileiras e se consagrou como técnico. Ganhou vários Grand Prix, vários títulos internacionais e [chegou a] a consagração com o Título Olímpico feminino, que era pra acontecer a princípio quatro anos antes. Parece até que ele é um diplomata quando ele fala com as suas atletas. Sem dúvida alguma, é um bom exemplo pra nossa juventude e uma referência mundial”, conclui o vereador, que esteve com o treinador nas Olimpíadas de Barcelona.

 

Desde 2003, responde pela seleção brasileira de futebol feminino. Na temporada 2002/2003, foi eleito o melhor técnico pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e em 2008 foi eleito o melhor técnico de esportes coletivos.

 

Em toda sua trajetória, Zé Roberto treinou equipes como Paineiras do Morumbi, Colgate/São Caetano, Banespa e a italiana Scavolini Pesaro, entre outras. Conquistou títulos como campeão da Liga Nacional pelo Colgate/São Caetano; pela seleção masculina, medalha de prata na Liga Mundial 1995, além da medalha de ouro; pela seleção feminina, tetracampeão do Campeonato Sulamericano de Voleibol (2003, 2005, 2007 e 2009); campeão da Copa dos Campeões de Vôlei (2005); bicampeão da Panamericana de voleibol (2006 e 2009); e campeão olímpico em Pequim (2008), entre outros. Guimarães também se destaca por proferir palestras motivacionais pelo país.

 

Além do vereador e do Cidadão Paulistano, compuseram a mesa da sessão solene Renato Pêra, presidente da Federação Paulista de Voleibol, e José Jantália, jornalista (texto extraído do site da Câmara Municipal de São Paulo).