Voltar ao Índice de Notícias

Prof. Belarmino: lembranças e saudades.

16/03/2010

Na década de 90 eu dirigia a Rádio Atual, que operava no bairro do Limão ao lado do Centro de Tradições Nordestinas, o CTN, em São Paulo. Lá, volta e meia o Prof. José Belarmino da Silva vinha me visitar, e via de regra conversávamos saboreando um delicioso “Baião-de-Dois” no restaurante do Ribinha, anexo à emissora.

Os anos passaram. Hoje eu não como mais Baião-de-Dois, pois aderi ao vegetarianismo, e o Sensei Berlarmino não está mais entre nós.

Todavia, o Judô Belarmino não só existe como vai de vento em popa. Criada em 1979 pelo saudoso mestre como Associação de Judô Vila Medeiros, a entidade teve a denominação alterada em 2002 para Associação de Judô Belarmino, por desejo do fundador que faleceu naquele mesmo ano.

De lá para cá o filho do Sensei, Prof. Márcio Belarmino, assumiu os treinamentos, e atualmente o Judô Belarmino conta com cerca de cem alunos, dos quais aproximadamente vinte são bolsistas (jovens carentes). Os treinos são puxados, e os colaboradores principais são os Professores Walter Abílio e Daniel Siqueira. Também auxiliam os Professores Márcio de Almeida e Oswaldo Mendes.

Márcio Belarmino é meu colega, ou seja, é ator. Um dos seus mais conhecidos trabalhos é o comercial das Batatas Ruflles no qual ele interpreta um judoca japonês com cara de poucos amigos e que fala para um adversário de tatami: “me dá batata!!!”. O outro atleta retruca: “vem pegar!”.

Artes cênicas e saudades à parte, fiquei satisfeito em constatar a Associação Belarmino repleta de atletas, e feliz com a atenção que todos dispensaram a mim por ocasião da visita que fiz.

Obrigado.

Associação de Judô Belarmino

Rua Lobo de Miranda, 185 – Vila Maria – São Paulo

Fone: 11 2954-4406

 

Álbum de Fotos