Voltar ao Índice de Notícias

Marinho Judô e Jiu-Jitsu

06/04/2010

Ultrapassando o conceito academia, a Atitude oferece atividade física, treinamento e reabilitação. Os profissionais que atuam na Atitude atendem um público exigente que busca especialistas em alinhamento postural, emagrecimento, ginástica preventiva e uma série de outros tratamentos ou propostas, inclusive defesa pessoal ou melhora na performance em modalidades de luta. Então, como importante parte desta ampla proposta de trabalho, há o Judô e o Jiu-Jitsu Marinho, que integram a organização esportiva denominada Atitude. Com relação aos dois esportes de combate, o responsável técnico é o Prof. Mário Cesar Martins, o Sensei Marinho, faixa preta 3 º  Dan de Judô e 2 º  Dan de Jiu-Jitsu, além de professor de educação física pós-graduado em biomecânica.

Para o Sensei Marinho, a procura tanto pelo Judô como pelo Jiu-Jitsu da Atitude é motivada pelas mesmas razões daquelas verificadas em outros locais, ou seja, os iniciantes querem aprender defesa pessoal aliada a uma prática esportiva. Todavia, já nos primeiros dias de treinamento são enfocados e priorizados os códigos morais inerentes a estas artes marciais, além de priorizado o equilíbrio emocional e a relação inter e intra pessoal (relacionar-se bem consigo mesmo e com os outros).

O Prof. Marinho é um cientista. Ele integra  o Grupo Estudos e Pesquisa Científica do Laboratório da Escola de Educação Física e Esportes da USP. Lá, são desenvolvidas várias pesquisas. Um estudo, por exemplo, diz respeito a quais os cuidados que devem ser tomados e qual a maneira correta do aquecimento no Judô e no Jiu a fim de se obter a correta e segura preparação das articulações para os movimentos físicos que muitas vezes são bruscos e repentinos.

Outro aspecto interessante defendido pelo Prof. Marinho é que além do que se espera da fisioterapia (combate a dor), há na Atitude um direcionamento das  atividades a fim de se buscar a correção de posturas e solução de outros problemas sempre que possível se combatendo a chamada indústria da cirurgia pois “há muitos casos nos quais a necessidade de procedimento cirúrgico acaba sendo revista pelos médicos”, afirma. O Prof. Marinho explica que, para tanto, são solicitados aos clientes retornos aos respectivos médicos pois o ideal é se encontrar a solução dos problemas por intermédio da perfeita avaliação biomecânica e fisiológica de cada paciente.

Tudo isto demonstra que a Atitude além de ser um ótimo local para a prática de esportes de combate, é realmente um centro de atividade física, treinamento e reabilitação.

 

Judô e Jiu-Jitsu Marinho

Atitude – Centro de Treinamento de Desenvolvimento Humano

Av. Imperatriz Leopoldina, 1571 – Vila Leopoldina – São Paulo

Fone: 11 3831-9789 – www.atitudesp.com.br

 

A documentação fotográfica abaixo é relativa a uma aula de Judô e a uma aula de Jiu-Jitsu, sendo que as fotos não estão separadas por atividades. Na ocasião também estava presente o Prof. Manuel Esperidião, atual presidente da Liga Paulista de Judô.

 

Álbum de fotos